sábado, 5 de novembro de 2011

QUALIDADE DOS PRESTADORES DE SERVIÇO SERÁ MONITORADA

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta quinta-feira, 03 de novembro de 2011, a Resolução Normativa nº 275 que dispõe sobre a implantação de instrumento capaz de avaliar o desempenho assistencial dos prestadores de serviço na saúde suplementar. A nova norma permitirá a seleção de indicadores que tenham validade, comparabilidade e ajudem na diferenciação das organizações avaliadas.

O programa, denominado QUALISS, irá monitorar os indicadores de qualidade assistencial dos prestadores de serviços  com o uso de referências mundiais. Inicialmente será focado em hospitais, mas o objetivo é que seja extensivo a outros prestadores da saúde suplementar. Não se trata, no entanto, de um instrumento para avaliar a qualidade do profissional médico. Tais indicadores proporcionarão aos estabelecimentos de saúde parâmetros claros para gestão da qualidade (benchmarking), além de fornecer ao poder público e consumidores em geral elementos de apoio à tomada de decisão, com foco na qualidade do atendimento.
Segundo Bruno Sobral, diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, “o objetivo do programa é oferecer ao consumidor maior capacidade de escolha de seu plano de saúde, já que poderá avaliar a qualidade da rede associada a cada produto disponível no mercado, mudando o foco do preço para a qualidade do serviço prestado. Além disso, as informações disponíveis sobre qualidade dos hospitais ainda são muito escassas e a nova resolução promoverá concorrência positiva”.

                                                                                                      Fonte: ANS

Nenhum comentário:

Postar um comentário