O que começa errado, não acaba certo...O plano SC saúde tem a sua "gestão" através do consórcio Santa Catarina, empresa formada pela Saúde Suplementar Soluções em Gestão ( da ex- assessora do secretario de saúde ), pela Federação das Unimeds de Santa Catarina e pela Unimed Joinville, que formaram nova empresa, FESC.
Não entendo o discurso do secretário de administração, quando se refere que o término do contrato com a Unimed foi porque a "Unimed não queria a renovação , porque causava prejuízo."
Como assim, se a Unimed Federação faz parte do consórcio que ganhou (?) a concorrência? E o repasse que será realizado, mensalmente a este consórcio, é superior ao que era feito à Unimed Federação.
Os valores propostos para os médicos são referentes aos valores de 2009, com REDUTOR de 20%! Imagine, em 2012, uma remuneração/salário de 2009. Agora, aplique um redutor de 20%. Inviável, não é? Para piorar, publique uma minuta de contrato, com 78% de sinistralidade, ou seja, de custos assistenciais.Se a "gestão" do plano não conseguir cumprir esta meta, o que ocorrerá com a remuneração dos médicos? Diminuirá? Para se ter uma idéia, a sinistralidade (custos assistenciais ,exclusive os administrativos...), está em torno de 94% para a maioria das operadoras de planos de saúde, patamar este, extremamente elevado e de alto risco.
O plano de saúde precisa de equlíbrio econômico e financeiro.Certamente.
Mas, os médicos TAMBÉM precisam deste mesmo equilíbrio, para que possam prestar atendimento com qualidade, que inclui qualificação profissional, pagamento de tributos ( inclusive para o governo estadual, federal e municipal), instalações higienizadas,confortáveis, funcionários capacitados, eficientes,materiais, equipamentos, etc,etc,etc....
Os médicos precisam, no mínimo, de valores de 2010, reajustados para 2011, sem nenhum redutor, para trabalhar em 2012.Como exemplo, a consulta passaria a R$ 65,00 para todos os médicos de Santa Catarina.
Não é muito, para remunerar o médico.
Se o secretário de administração pensa diferente, fica a pergunta:
Quanto vale o trabalho do Médico ?
Sem este equlíbrio, os médicos estarão pagando para trabalhar.
Maria Cristina Pacheco da Costa Fortuna, MD
Nenhum comentário:
Postar um comentário