sábado, 28 de abril de 2012

POR QUE A ACREDITAÇÃO NO BRASIL NÃO "DECOLA"?

A Acreditação é um processo caro.
Adequar a gestão para o que há de mais importante e abrangente, Gestão dos Riscos Assistenciais - Segurança do Paciente e dos Colaboradores - é menos caro, e o resultado e o marketing institucional são os mesmos.
Incorporar a Cultura da Segurança, não tem preço, e o resultado é fantástico.
De nada adianta ter certificação, e, na prática, ocorrerem fatos que causem dano ao paciente...Muita gente, pode enumerar casos lamentáveis ocorridos em instituições certificadas, também. E todos podemos analisar as prováveis causas...e sem apontar "culpados".
A acreditação minimiza os riscos assistenciais, promovendo uma assistência mais segura, através de processos mais efetivos.Certamente. Mas não é algo infalível.“Difícil não é fazer o que é certo, é descobrir o que é certo fazer”. (Robert Henry Srour).
A não incorporação da cultura da segurança é a principal causa da ausência ou inadequação da segurança ao paciente, pois isto precisa estar no nosso "piloto automático".
Além disso, as soluções precisam ser únicas, individualizadas, construídas em conjunto com os colaboradores da instituição,pois estes são o estoque de conhecimento da instituição. E dentro de cada realidade, a partir de um eixo central, que seria o "esqueleto", o alicerce do processo.
Para certificação futura, ou não.
Afinal, não é porque é hospital, que é tudo igual...
A Equipe da ProConsultRJ Auditoria Clínica e Consultoria em Saúde,trabalha assim.
Utilizamos duas metodologias reconhecidas, individual ou em conjunto, para promover a excelência na Gestão dos Riscos Assistenciais - Segurança de Todos - Programa Acreditar.E na Saúde Corporativa, também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário