quinta-feira, 26 de julho de 2012

CREMESP DIVULGA OBRIGATORIEDADE DE PARTICIPAÇÃO EM EXAME PARA OBTER REGISTRO PROFISSIONAL



Entrega da carteira de médico não estará condicionada ao desempenho da prova, prevista para 11 de novembro.

O Cremesp divulgou a obrigatoriedade dos recém-formados participarem do Exame para obter o registro de médico no Estado de São Paulo, a partir de 2012, durante coletiva de imprensa em sua sede, neste dia 24 de julho. A decisão é baseada na Resolução Cremesp nº 239/2012, homolagada na 4483º Sessão Plenária realizada em 18/05/2012, a ser publicada no Diário Oficial do Estado. O registro não estará condicionado ao desempenho no Exame, mas à participação na prova.

Durante apresentação à imprensa, Renato Azevedo, presidente da Casa, e os conselheiros e coordenadores do Exame do Cremesp, Reinaldo Ayer e Bráulio Luna Filho, expuseram o crescimento vertiginoso no número de cursos de Medicina, de 2000 a 2011, que coincide com o aumento de 302% nos processos contra médicos no período, principalmente relacionados a erros médicos, denunciando a má-formação dos alunos.

O Brasil conta com 196 escolas médicas, sendo 114 privadas. Em São Paulo, foram abertos 36 novos cursos nos últimos 11 anos, sendo seis deles no final de 2011.Azevedo esclareceu que o Exame, realizado há sete anos, era voluntário e recebia adesão dos mais bem preparados para a prova. No entanto, ainda assim, a taxa média de reprovação era de 46,7%.

O Exame deste ano está previsto para dia 11 de novembro e contará com o mesmo índice de dificuldade, em nove áreas básicas do conhecimento médico. Os médicos transferidos de outros Estados do Brasil terão o registro no Cremesp, independente da realização da prova. As inscrições serão realizadas de 11 a 30 de outubro diretamente no site da Fundação Carlos Chagas.

Azevedo relatou que, a princípio, o Exame sofreu resistência, mas a experiência a ser implantada em São Paulo passou a ser apoiada pelo Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo (Simesp), Associação Paulista de Medicina (APM), Associação Médica Brasileira (AMB) e 16 escolas médicas paulistas.O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizará debate sobre o tema com demais conselhos regionais em setembro.

Resultados:

O Exame do Cremesp é pioneiro no Brasil na avaliação externa de graduados em Medicina, já que alguns escolas já fazem suas autoanálises. Os resultados entregues aos recém-formados serão confidenciais e arquivados no prontuário do Conselho de forma sigilosa. “As escolas médicas, a imprensa e o Ministério da Educação também receberão as informações relativas ao desempenho dos alunos, cujos nomes serão preservados”, ressaltou Ayer. Ele também lembrou que a obrigatoriedade na participação do Exame aumentará a base de dados, mostrando com mais fidelidade o panorama dos egressos das escolas médicas.


Fonte: Cremesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário